terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Super Smash Bros. / Masahiro Sakurai comenta sobre o balanceamento


Jogos de luta sempre incentivaram a competição, afinal este é o gênero que os adolescentes e jovens defendiam as suas fichas com unhas e dentes nos fliperamas. Pensando no espírito competitivo e no equilíbrio para o novo título da Nintendo, o diretor Masahiro Sakurai comentou em sua coluna semanal na revista Famitsu como está o balanceamento dos personagens de Super Smash Bros.

“No momento, Bowser está forte. Ele está realmente forte. Os fãs de Smash Bros. provavelmente nunca o viram como um personagem assim, mas dessa vez a sua habilidade de derrubar os oponentes está muito forte!” O produtor complementou que os Smash Attacks, special attacks e aerial attacks do famoso vilão estão mais propensos a mandar os adversários pelos ares.

No entanto, Sakurai sabe que adicionar golpes potentes para um personagem deve ser cuidadosamente analisado para não o deixar “apelão” demais. Para isso, ele e sua equipe estão investindo tempo para ajustar os ataques fortes e ver quais funcionam de maneira adequada.


“Fazer coisas como simplesmente ‘diminuir a performance’ podem fazer com que o jogo fique menos divertido”, comentou o desenvolvedor. “Além disso, fazer com que um ataque forte fique mais fraco pode tirar a ‘boa sensação’ dos jogadores. Ao fazer os ajustes que tiram todas as vantagens e desvantagens, o jogo pode se tornar medíocre e sem desafios.”

Masahiro ainda reforçou que, em vez de enfraquecer as vantagens dos golpes fortes, a equipe está focando em manter esses movimentos potentes, mas adicionando outras fraquezas para eles – como abrir a guarda do personagem para punições ou reduzir a mobilidade do lutador. “Estamos fazendo ajustes compreensíveis para os lutadores, mesmo nas partes que possam parecer completamente irrelevantes”, explica o produtor.

Sakurai ainda explica que a dificuldade para balancear também está em qualquer modo de jogo, seja em “todos contra todos” ou no combate individual, e que as circunstâncias são completamente diferentes.


E, para reforçar o trabalho de balanceamento do jogo, o produtor lembra que o equilíbrio de Super Smash Bros. Brawl foi iniciado seis anos antes do seu lançamento – e que foi mais longe que o próprio desenvolvimento do título. “Nós estamos em um estágio onde eu gostaria de lançar um título assim que possível, oferecendo algo mais divertido que nunca”, finaliza o produtor da Nintendo.

Super Smash Bros. estará disponível para 3DS e Wii U em 2014. Além de todos os comentários sobre o balanceamento, o diretor ainda hoje revelou as habilidades de Rosalina no novo jogo de luta da Nintendo - veja : super smash bros. Será que ela estará pronta para enfrentar a força de Bowser na nova versão?

Fonte : BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário