quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Capitão América 2 - O Soldado Invernal | Chris Evans comenta sobre o filme

Steven Weintraub, contribuinte de diversos sites, conversou com Chris Evans sobre Capitão América 2 - O Soldado Invernal.

Segundo o ator, o novo filme trabalhará com os dilemas morais de Steve Rogers: "O filme é sobre ele tentando, não apenas se adaptar ao mundo moderno, mas fazer o que é certo e ser útil, ajudar onde é possível. Acho que essa sempre foi a meta do Capitão. Neste filme, acho que a questão é 'O que é certo?'. Nos anos 40 era muito mais fácil saber quem era mau. Ninguém questiona que os nazistas eram maus. Agora isso se tornou mais difícil de ser respondido. É tudo mais cinza. Qual é a coisa certa? Você está servindo esta causa? É aí que se torna complicado para o Capitão, pois as coisas eram feitas de forma diferente nos anos 40. As ameaças são diferentes agora. Medidas preventivas que são tomadas agora são um tanto questionáveis e podem parecer suspeitas. Seguindo essa lógica Capitão América 2 não é apenas um filme de herói, explica Evans: "Ele é um super-herói bastante humano. Ele não atira luzes, não voa, são poderes bem 'feijão com arroz'. Então acho apropriado que o tom e o tema (do novo filme) se encaixem em um elemento mais humano. Há um tom bem fundamentado de um suspense político. Acho que isso casa muito bem com o personagem, simplesmente funciona".


Para o intérprete do Capitão América, são os personagens de Anthony Mackie (Sam Wilson, o Falcão) e Scarlett Johansson (Natasha Romanoff, a Viúva Negra) que ajudam no desenvolvimento emocional de Steve Rogers. "Sam trabalha no departamento de veteranos de guerra. Ele é uma espécie de terapeuta para pessoas que estão voltando da guerra. Nós nos entendemos, pois não é como se o Capitão tivesse muitos amigos. Sua vida é o trabalho. E Natasha o pressiona para começar a sair, namorar, encontrar uma vida social, encontrar a si mesmo fora do trabalho. Então Sam estende a mão e tenta ser seu amigo. E depois, quando as coisas esquentam, essa amizade se prova valiosa". Suas cenas favoritas do filme são as que contracena com Johansson: "São ótimos momentos. Nós temos questões nesse filme. É uma dupla tão estranha. Somos pessoas tão diferentes. A ética dela está à venda. Steve é um escoteiro. É interessante o que eles acham um no outro. Fora do filme, eu e Scarlett nos conhecemos há muito tempo. Sempre fazemos piada sobre quantos filmes fizemos juntos. Nos damos muito bem e acho que isso pode ser visto no filme".

Outro ilustre colega de elenco que recebeu elegios foi Robert Redford: "Ele é tão bom. Eu estava nervoso no primeiro dia, mas em dez minutos já estava 'graças a Deus'. Pois você nunca sabe como essas pessoas serão. Ele é o cara mais legal do mundo. (...) Ele poderia ter vindo e feito o set dele. Ele não faz isso. Ele não é um desses caras. No primeiro dia em que filmamos juntos foram 15 horas de filmagem. No final do dia, a maior parte das cenas era minha. Ele tinha poucas falas e podia ter ido embora, mas ficou. Já passava da meia-noite e ele estava comigo passando as cenas. É elegante. Ele é simplesmente um cara elegante, um cara talentoso. Ele leva o projeto a um outro nível".


Evans também comentou sobre a parte física do novo filme, que mostrará novas formas de combate: "Foi uma tarefa árdua, mas divertida. Eu estava empolgado. Eles me colocaram em aulas de ginástica olímpica e eu fiz aulas de combate todos os dias por alguns meses. Foi muito divertido, pois uma vez que você aprende a coreografia, pois é tudo basicamente uma dança, quando você acerta a coreografia, você pode começar a trabalhar na atuação, pois você não pode fingir bloquear ou levar um soco, você precisa mostrar se seu personagem vai machucar. Quando está tudo afiado, certo, é tão bom. É ótimo, parece que você está dançando".

O ator, que à época do anúncio da sua contratação como Capitão América admitia temer o comprometimento com um personagem tão grande e por tantos filmes, se diz mais aliviado agora, graças à qualidade do Marvel Studios: "Eu amo esses filmes pois eles são bons. Isso uma das coisas complicadas da minha carreira - tenho certeza que você já viu algum dos meus filmes de qualidade duvidosa - e é decepcionante quando você coloca todo a sua dedicação, tempo e suor (em algo) que não presta. (...) (Nos filmes da Marvel) você não se sente assim. Comecei a apenas confiar em Kevin Feige e todos esses caras da Marvel, eles são tão bons no que fazem. (...) Não apenas os filmes, mas tudo: o marketing, os trailers, o guarda-roupa, tudo precisa paracer certo. É assustador entrar em um projeto tão grande. Se não funcionar, não funciona em uma escala muito grande. Mas você se sente mais confortável quando você confia em quem está fazendo esses filmes. Atuar é isso: confiança".


Para finalizar, Evans falou sobre o peso do Capitão América na sua vida pessoal: "É estranho ter que filtrar seu cérebro cada vez que você toma uma decisão. (...) Quando você conhece uma criança e pensa 'cara, ele realmente me admira. Que coisa estranha. Ele nem me conhece!'. Isso é engraçado. Lembro de sentir isso quando era pequeno. É algo bonito. Não quero soar piegas, mas é bem legal. Você deve isso a eles. É parte da responsabilidade do trabalho. É uma coisa complicada que eu sempre me questiono...é interessante os paralelos entre o personagem Steve e eu na minha vida, os paralelos do que você (fazer). Qual é o limite, como ator? O que eu devo? Sei que escolhi uma profissão que compromete meu anonimato, mas isso quer dizer que você precisa saber onde passo as férias ou qual é o nome do meu cachorro? Qual é o limite? Classifico a forma como as crianças veem você como algo que você deve, é sua responsabilidade. Se você toma decisões estúpidas na sua vida e isso mancha a imagem que eles têm de você, isso é sua culpa. Você não está livre para ser um babaca. Antes eu estava".


Na sequência (novamente escrita por Christopher Markus e Stephen McFeely), Steve Rogers continua sua colaboração com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a S.H.I.E.L.D. e luta para aceitar seu papel no mundo moderno, enquanto uma nova ameaça surge direto de seu passado.

O elenco inclui ainda Scarlett Johansson (Viúva Negra), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Falcão), Cobie Smulders (Maria Hill), Frank Grillo (Ossos Cruzados), Georges St-Pierre (Batroc, o Saltador), Hayley Atwell (Peggy Carter),Toby Jones (Arnim Zola), Emily VanCamp (Agente 13) e Maximiliano Hernández (Agente Jasper Sitwell). Robert Redford vive Alexander Pierce, o líder da S.H.I.E.L.D. Anthony Russo e Joe Russo assinam a direção.

Capitão América 2 - O Soldado Invernal estreia em 11 de abril de 2014.

Leia mais sobre Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário