sábado, 18 de julho de 2015

Homem-Formiga | Saiba como o herói se encaixa no Universo Cinematográfico da Marvel

Uma linha do tempo das batalhas do pai de Odin à Guerra Civil



Considerado um epílogo da Fase Dois do Universo Cinematográfico da Marvel, Homem-Formiga chega aos cinemas em equilíbrio com os produtos do estúdio. É, ao mesmo tempo, independente como Guardiões da Galáxia e integrado ao mundo que vem sendo construído desde 2008 (quando Homem de Ferro chegou aos cinemas). Para situar melhor o filme, preparamos uma linha do tempo para mostrar como o herói se encaixa no Universo do Marvel Studios (cuidado com pequenos spoilers).


Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Há muito, muito tempo

Bor, pai de Odin, enfrenta o exército dos Elfos Negros, liderado por Malekith, que busca destruir o mundo usando uma arma conhecida como Éter. Após derrotar os Elfos, Bor ordena que o Éter seja enterrado em um local profundo, já que não pode ser destruído. Malekith, porém, escapa com outros Elfos.


Há muito tempo

Odin deixa o Tesseract (ou Cubo Cósmico, mais tarde revelado a Pedra do Espaço, uma das Gemas do Infinito) na Terra.


Thor (2011)

965 A.D.

Os gigantes de Jötunheim invadem Midgard (a Terra). Odin derrota o seu líder Laufey (o pai biológico de Loki) e conquista a sua fonte de poder, a Urna dos Invernos Ancestrais (Casket of Ancient Winters).


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) - 1942

O oficial nazista Johann Schmidt (o Caveira Vermelha) e seus homens entram na cidade de Tønsberg, na Noruega ocupada, para roubar um misterioso artefato chamado Tesseract. Ao mesmo tempo, Steve Rogers se torna o primeiro e único super-soldado.


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) - 1943

Depois de combater Caveira Vermelha, Steve Rogers desaparece no Ártico; Howard Stark recupera o Tesseract.


Agent Carter (2015-) - 1946

Com o fim da Guerra e a perda de Steve Rogers, Peggy Carter retorna aos EUA, aonde trabalha secretamente com a Reserva Científica Estratégica (a SSR). Ao lado de Howard Stark e Edwin Jarvis, ela dá os primeiros passos para a formação da SHIELD.


Homem-Formiga (2015) - Guerra Fria

Hank Pym, o Homem-Formiga, e Janet van Dyne, a Vespa, são as armas secretas da SHIELD.


Homem de Ferro 2 (2010)

Howard Stark deixa o diagrama da estrutura de um novo elemento.


Guardiões da Galáxia (2014)

Logo após a morte da sua mãe, o jovem Peter Quill é abduzido pelos Ravagers, um grupo de piratas espaciais liderados por Yondu.


Homem-Formiga (2015) - 1989

Hank Pym deixa a SHIELD depois que a agência tenta usar as partículas Pym como arma.


Homem de Ferro 3 (2013) - 1999/2000

No Ano Novo, Tony Stark conhece a bióloga Maya Hansen e o cientista Aldrich Killian (além do Professor Yinsen) em um congresso científico em Berna, Suíça.


O Incrível Hulk (2008) - 2003

Em uma tentativa de reativar o programa do super-soldado, o General Ross contrata sua filha, Betty Ross, e Bruce Banner, com a desculpa de estar desenvolvendo um soro de defesa e fortalecimento celular para proteger soldados da radiação. Sem o conhecimento de que o soro foi modificado, Banner testa a fórmula em si mesmo, se expondo a altos níveis de radiação gama. Como Hulk, ele destrói o laboratório e acabando ferindo Betty. Banner foge.


Homem de Ferro (2008) - 2008

Tony Stark é sequestrado pelo grupo terrorista Dez Anéis. Para escapar, ele inventa um mini Reator Ark e cria a Mark I. Stark aperfeiçoa a armadura até o modelo Mark III, derrota Obadiah Stane (que havia encomendado o seu sequestro) e revela ao mundo que é Homem de Ferro. Logo depois, recebe a visita de Nick Fury, que lhe fala sobre a "iniciativa Vingadores".


O Incrível Hulk (2008) - 2008

Cinco anos depois de ter se transformado no Hulk, Bruce Banner trabalha em uma fábrica de refrigerante no Rio de Janeiro. Quando uma gota do seu sangue acaba em uma das garrafas, ele acaba sendo rastreado pelo General Ross. Hulk derrota o Abominável e parte mais uma vez. Escondido no Canadá, ele aprende a controlar o seu "monstro interior". O General Ross recebe a visita de Tony Stark, que lhe informa que um "time está sendo formado".


Homem de Ferro 2 (2010)  - 2009

Seis meses depois de revelar que é o Homem de Ferro, Tony Stark é atacado por Chicote (Whiplash). Ele escapa usando a Mark V. Depois de uma briga com James Rhodes (Mark V vs Mark II), Stark recebe a visita de Nick Fury, que revela que a nova assistente do bilionário, Natalie Rushman, é a agente da SHIELD Natasha Romanoff (a Viúva Negra). Rhodes leva a a Mark II para a Força Aérea Americana e Stark explora uma pasta com documentos deixados por seu pai. Ele sintetiza um novo elemento, se livra da dependência de paládio, cria a Mark VI e derrota Chicote, com a ajuda de Rhodes (agora Máquina de Combate). Fury informa que usará Stark apenas com um consultor da SHIELD. O Agente Coulson encontra um martelo no fundo de uma catrera no Novo México.


Thor (2011) - 2010

Thor é banido de Asgard e conhece Jane Foster, Erik Selvig e Cia. Loki trai seus pais (o biológico e o adotivo); Thor destrói a Ponte Bifröst e prende o irmão em Asgard. Odin desperta do seu sono a tempo de impedir que os irmãos caiam no abismo criado pela destruição da ponte, mas Loki se deixa cair. Erik Selvig é levado para uma instalação da SHIELD, onde Nick Fury lhe apresenta o misterioso Tesseract. Invisível, Loki faz com que Selvig aceite o convite para estudar o objeto.


Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) - 2011

Steve Rogers é descoberto no Ártico. Nick Fury informa que ele dormiu por quase 70 anos.


Vingadores (2012) - 2012

Loki usa o portal aberto pelo Tesseract para roubar o Cubo Cósmico e destruir uma instalação da SHIELD. O vilão usa o cetro que recebeu do líder dos Chitauri para controlar as mentes de Erik Selvig e Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Em resposta ao ataque, Nick Fury convoca a "iniciativa Vingadores". Natasha Romanoff recruta Bruce Banner na Índia, Philip Coulson busca a ajuda de Tony Stark e Fury vai até Steve Rogers. Thor chega na Terra em busca de Loki e os Vingadores se reúnem pela primeira vez. O Agente Coulson é morto por Loki. Na Batalha de Nova York, os Vingadores combatem a Invasão Chitauri. Homem de Ferro usa o míssil lançado pelo Conselho da SHIELD para fechar o portal entre o espaço dos Chitauri e a Terra. Thor volta para Asgard com Loki (e o Tessaract), Banner segue com Stark, Rogers vai embora com sua moto; Barton e Romanoff voltam para a SHIELD. Thanos é revelado pela primeira vez.


Homem-Formiga (2015)

Scott Lang, um engenheiro da VistaCorp, é preso depois cometer um crime à la Robin Wood contra a empresa.


Homem de Ferro 3 (2013) - 2013

Tony Stark sofre com ataques de pânico depois da Batalha de Nova York; James Rhodes se torna o Patriota de Ferro; a dupla enfrenta a ameaça do Mandarim e do Projeto Extremis; depois de destruir sua coleção de armaduras, Stark se submete a uma cirurgia para remover os estilhaços que o reator Ark impedia que chegassem ao seu coração.


Agents of SHIELD (2013-) - 2013

O Agente Coulson é ressuscitado pelo projeto Taiti e monta um novo time de agentes.


Thor: O Mundo Sombrio (2013) - 2013

Thor e Loki unem forças para combater a ameaça de Malekith e do Éter; Loki finge a própria morte e toma o lugar de Odin no trono. Volstagg e Lady Sif visitam o Colecionador e confiam a ele o Éter (como o Tessaract já se encontra em Asgard, seria perigoso ter duas joias do infinito tão próximas).


Capitão América: O Soldado Invernal (2014) - 2014

Dois anos depois da Batalha de Nova York, Steve Rogers trabalha para a SHIELD em Washington. Nick Fury é atacado por um assassino chamado Soldado Invernal (que na verdade é o antigo parceiro de Rogers, Bucky Barnes). Com a ajuda de Fury (que finge a própria morte), Capitão América, Viúva Negra e Sam Wilson, o Falcão, descobrem que a HYDRA está altamente infiltrada na SHIELD. O projeto Insight é destruído e a SHIELD cai. Em um laboratório da HYDRA, o Barão Wolfgang von Strucker faz experimentos com o cetro de Loki (que guarda a Joia da Mente) e revela os produtos da sua "era dos milagres", os gêmeos Wanda e Pietro Maximoff.


Guardiões da Galáxia (2014) - 2014 

Peter Quill rouba a Orbe contendo a Joia do Poder. Para combater a ameaça do Kree Ronan (que trabalhava com Thanos), Quill une forças ao grupo que conheceu na prisão: Gamorra, Drax, Rocket e Groot.


Agents of SHIELD (2013- ) - 2014/2015

Os universo dos Inumanos é apresentado e a localização do cetro de Loki é descoberta.


Demolidor (2015-) - 2015

O advogado Matt Murdock passa a usar os seus sentidos aguçados (frutos de um acidente que o cegou na infância) para combater o crime e a corrupção nas ruas de Hell's Kitchen, em Nova York.


Vingadores: Era de Ultron (2015) - 2015

Tony Stark, Steve Rogers, Thor, Bruce Banner, Natasha Romanoff e Clint Barton invadem um dos últimos postos conhecidos da HYDRA em busca do cetro de Loki. Em seus experimentos com o cetro, Stark e Banner dão vida a Ultron, que logo se opõe aos Vingadores. Usando a Joia da Mente (que estava guardada no cetro) o grupo dá vida ao androide Visão. Depois que o time de heróis destrói Ultron, Hulk desaparece, Thor retorna para Asgard para descobrir mais sobre as Joias do Infinito, os Vingadores ganham uma nova base de operações e o time dos Novos Vingadores é revelado, com Máquina de Combate, Visão, Feiticeira Escarlate e Falcão.


Vingadores: Era de Ultron (2015) - 2015

Cansado do fracasso dos seus parceiros, Thanos decide buscar pessoalmente as Joias do infinito.


Homem-Formiga (2015) - 2015

Meses depois dos eventos da Sokovia (quando Ultron quase jogou uma cidade inteira na Terra), Scott Lang é solto. Sem conseguir manter um emprego e pagar a pensão para a filha, ele planeja um novo roubo. A vítima: o cientista aposentado Hank Pym.


Capitão América: Guerra Civil (estreia em 5 de maio de 2016) - 2016

Steve Rogers lidera a nova equipe dos Vingadores em seus esforços contínuos para proteger a humanidade. Depois que outro incidente internacional envolvendo os Vingadores causa danos colaterais, o aumento da pressão política resulta na instalação de um sistema de responsabilidade e um conselho governamental para determinar quando solicitar os serviços da equipe. O novo status quo fragmenta a equipe enquanto eles tentam proteger o mundo de um novo e nefasto vilão.

Para ver a ordem em que os filmes foram lançados e saber quais são os títulos da Fase 3 clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário