segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rebirth | Autor explica a importância do Dr. Manhattan para o novo Universo DC

Geoff Johns diz que o uso do personagem é pensado num conflito entre otimismo e pessimismo



Em entrevista ao jornal USA Today, o roteirista e diretor criativo da DC Comics, Geoff Johns, falou sobre a revelação - vazada no fim de semana - de que o Dr. Manhattan é o responsável por criar o Universo DC dos Novos 52.

A informação está na HQ DC Universe: Rebirth #1, que sai na quarta-feira nos EUA e servirá para apresentar aos leitores o status quo do Universo DC com a reformulação Rebirth, que zera a numeração e muda periodicidade dos títulos reorganizados da casa. Segundo Johns, que quer que "o otimismo e a esperança" norteiem as histórias, a ideia de incorporar Watchmen ao universo regular de heróis da editora tem a ver com otimismo e pessimismo.

"A sensação é de algumas coisas estavam se perdendo, não personagens, mas um senso geral de otimismo e esperança. Há um caráter de calor e emoção nesse universo que vai além das grandes ameaças épicas e das questões de continuidade", diz Johns, para justificar o enfoque que ele planejou para a reformulação. "Se nós teremos um conflito entre otimismo e pessimismo, você precisa de alguém que represente um ponto de vista cínico da vida e tem a habilidade de afetá-la. Sei que soa maluco mas [o Dr. Manhattan] me pareceu o personagem certo para usar."

Em Watchmen, o Dr. Manhattan é o personagem que, depois de ter sido transformado em um ser onipotente num desastre de laboratório em 1959, exila-se em Marte em 1985 ao ser acusado de provocar câncer em alguns de seus amigos. Nas décadas entre um evento e outro - anos em que atua ao lado dos demais Watchmen - Dr. Manhattan desenvolve uma visão determinista do mundo, e o niilismo e a apatia se tornam traços de personalidade.

DC Universe: Rebirth #1 revela que o Dr. Manhattan teve atuação fundamental na criação do Universo DC dos Novos 52. Segundo Johns, porém, o papel do Wally West pré-Ponto de Ignição no reboot de 2011 continua "igualmente tão importante" quanto o do Dr. Manhattan. Na reapresentação de Wally às histórias, ele será como um representante dos leitores mais velhos: "Wally tem uma perspectiva que muitos leitores devem ter também. Ele tem o conhecimento de tudo, e está tentando voltar a isso", diz Johns.

Embora a incorporação de Watchmen ao Universo DC seja o ponto mais importante desse começo de reformulação, o efeito da equipe sobre as séries deve ser sentido aos poucos nos próximos anos.

Idealizador dessa história de longo prazo, Johns tem se encontrado com os roteiristas das séries para alinhar as tramas ao arco principal, mas o copublisher Dan DiDio frisa que as HQs não ficarão condicionadas a essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário