segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Spider-Man: Homecoming | "Um personagem não é definido pela cor da pele", diz James Gunn sobre Zendaya

Atriz negra seria, segundo rumores, a nova Mary Jane dos cinemas



James Gunn (Guardiões da Galáxia 1 e 2) usou o Facebook para comentar a polêmica sobre a Zendaya ser a nova Mary Jane dos cinemas em Spider-Man: Homecoming (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, em tradução livre):

“As pessoas ficam chateadas quando algo que elas consideram intrínseco de um personagem dos quadrinhos é adaptado para os filmes. Eu entendo isso. Existem filmes que eu não gosto porque existem mal-entendidos na história dos personagens quando o quadrinho é transferido para o filme (ainda odeio como o primeiro Batman mostra o Coringa como responsável pela morte dos pais de Bruce Wayne, por exemplo).

Dito isso, não acredito que um personagem é a cor de sua pele. Quando Michael B. Jordan foi escolhido como Johnny Storm, eu não entendi todo o tumulto (...). Ontem, surgiu o rumor que a personagem Mary Jane seria interpretada por uma jovem negra, a Zendaya, e todo o inferno surgiu na internet (novamente). Eu tuitei que, se as pessoas estão reclamando sobre a etnia da Mary Jane, as vidas delas não devem ser tão boas (Para quem pensa que eu estou confirmando que a Zendaya fará a Mary Jane, saibam que já li o roteiro, conheci a atriz, mas não tenho ideia de qual é o papel dela. Existe a chance de alguém ter me falado em algum momento, mas não me lembro. Vou descobrir isso quando for até a Marvel hoje à tarde, mas me sinto livre para falar até o momento porque é o conceito de uma mulher negra sendo a Mary Jane, não realmente a hipótese disso).

Tive muitas respostas ao meu twett, a maioria positiva. Algumas pessoas discordaram – eles acham que a personagem precisa ser idêntica aos quadrinhos – mas formaram bons pensamentos. E alguns foram preconceituosos. Não consigo responder para os racistas. Não posso mudar a mente deles, mas para a maioria de vocês, deixo isso:

Para mim, se a característica primordial de um personagem – aquilo que o torna icônico – for a cor da pele, ou do cabelo, francamente, esse personagem é bem raso e chato. Para mim, o que torna a Mary Jane o que ela é, é sua identidade feminina superior e sua personalidade forte e, se a atriz conseguir capturar isso, ela vai servir. E, para registrar, acho que a Zendaya combina muito com as características primárias da Mary Jane – ela é magra, uma modelo magra – muito mais do que as atrizes do passado”.

Zendaya foi confirmada anteriormente com o papel de Michelle, e ainda não há confirmação se ela será realmente a Mary Jane.

Grande parte da trama do novo filme se passará no colégio. Os produtores Kevin Feige e Amy Pascal estão planejando uma série de três a quatro filmes, um para cada ano de Peter Parker no colegial. Como dito anteriormente, a história de origem do herói não será contada novamente.

O elenco é formado por Tom Holland (Peter Parker), Marisa Tomei (Tia May), Robert Downey Jr. (Tony Stark), Zendaya (Michelle), Tony Revolori (Flash Thompson), Laura Harrier (Liz Allan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Michael Barbieri, Kenneth Choi, Donald Glover, Martin Starr, Logan Marshall-Green, Hannibal Buress, Abraham Attah, Michael Mando, Bokeem Woodbine, Garcelle Beauvais, Tyne Daly, Tiffany Espensen, Angourie Rice, Martha Kelly, Tyron Woodley e Michael Chernus. Michael Keaton deve viver o vilão Abutre.

Spider-Man: Homecoming estreia em 6 de julho de 2017. Antes disso, Holland fez sua estreia como o personagem em Capitão América: Guerra Civil.

Leia mais sobre Homem-Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário