segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

James Cameron faz crítica ao preconceito do Oscar com blockbusters

Diretor diz que não deve ser indicado ao prêmio novamente



Em entrevista ao The Daily Beast, o cineasta James Cameron falou sobre o comportamento da Academia de Artes e Ciências cinematográficas em relação aos filmes campeões de bilheteria e altamente tecnológicos.

"Poucas vezes na história do Oscar um filme altamente popular foi bem recebido. Geralmente a Academia assume a posição de 'é nosso dever aristocrata dizer aos menos favorecidos o que eles deveriam assistir' - e eles não premiam os filmes que as pessoas realmente querem ver, aqueles que eles estão pagando dinheiro para ver. E a Academia está dizendo para eles 'Sim, você acha que gosta disso, mas você deveria gostar disso'. E enquanto a Academia ver isso como o seu dever, não espere uma cerimônia de grande audiência. Espere um bom programa, e aquele dever cumprido, mas não chore pela baixa audiência. Titanic foi uma exceção. Não estou dizendo que o filme é melhor que outros filmes, mas foi um longa que fez uma montanha de dinheiro e teve muitas indicações. A próxima vez que isso acontecer, veremos a audiência subir. É simples assim", explicou Cameron.

O diretor também falou sobre o aparente preconceito do Oscar com filmes que dependem muito dos efeitos visuais: "Definitivamente existe essa tendência. A maior parte dos membros da Academia é de atores. Olha, eu amo atores, mas é assim que eles pensam, geralmente são céticos em relação à tecnologia. Então eles olham para um filme que depende muito dos efeitos visuais e dizem 'oh, isso não é um filme para atuação'. Bom, Titanic foi um filme de efeitos visuais em pele de cordeiro, entende? Sim, tinha efeitos visuais, mas era sobre as pessoas e sobre a história. Os efeitos foram ofuscados por isso. Mas se você faz um filme como Avatar, os efeitos visuais estão na cara, e mesmo que eu ache que as atuações e a história foram tão boas quanto em Titanic, eles não vão premiar da mesma maneira. É apenas um fato".

Ainda segundo Cameron, a prioridade dos seus filmes é visual, ainda que ele gaste muito tempo nos roteiros e nas atuações: "Eu duvido que serei indicado novamente ao Oscar, mas se eu fosse, provavelmente vou perder para um filme do Woody Allen".

James Cameron foi indicado ao Oscar seis vezes e levou o prêmio três vezes (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Montagem por Titanic).

Nenhum comentário:

Postar um comentário