quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Oscar 2017 | Os possíveis ganhadores do prêmio nas principais categorias

Prêmios dos Sindicatos de Hollywood indicam os favoritos da Academia



Os prêmios dos Sindicatos de Hollywood são o melhor termômetro para prever quem sairá vencedor na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A maior parte dos membros dos sindicatos também vota no Oscar e, assim, é possível analisar quem tem mais chances de sair com uma estatueta neste domingo (26). A seguir, listamos os vencedores dos prêmios dos sindicatos nas principais categorias em 2017 para você ter mais chances de acertar no bolão - confira aqui a lista completa de indicados ao Oscar.

PGA (Producers Guild of America)

O prêmio do Sindicato dos Produtores é o principal indicador para a categoria Melhor Filme. No ano passado, porém, premiou A Grande Aposta e quem acabou com o Oscar foi Spotlight: Segredos Revelados. Já nos anos anteriores anteviu o prêmio para Birdman (2014) e a indecisão em torno de 12 Anos de Escravidão (2013) e Gravidade (2013), que acabaram empatados no prêmio do sindicato e dividiram as principais honrarias na festa do Oscar: 12 Anos de Escravidão foi o Melhor Filme e Gravidade deu a estatueta de direção para Alfonso Cuarón. A categoria de animação também pode levar em consideração os votos do PGA. No ano passado, Divertida Mente foi escolhida como a Melhor Animação pelo sindicato e também levou o Oscar.

Os escolhidos do PGA este ano foram:

Melhor Filme | La La Land: Cantando Estações (Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt)
Melhor Animação | Zootopia (Clark Spencer)

DGA (Directors Guild of America)

O prêmio do Sindicato dos Diretores previu a vitória de Alejandro G. Iñárritu por O Regresso no ano passado, além de ter premiado como Melhor Diretor Estreante Alex Garland, de Ex Machina (a ficção científica surpreendeu ao sair com o Oscar de Melhores Efeitos Visuais). O sindicato também indicava a vitória de Alejandro G. Iñárritu por Birdman (2014) e a de Alfonso Cuarón por Gravidade (2013). Em 2012, porém, o DGA escolheu Ben Affleck como Melhor Diretor, mas o ator/cineasta sequer chegou a ser indicado ao Oscar na categoria por Argo e o prêmio da Academia ficou com Ang Lee por As Aventuras de Pi.

Os escolhidos do DGA este ano foram:

Melhor Diretor | Damien Chazelle - La La Land: Cantando Estações
Melhor Diretor Estreante | Garth Davis – Lion: Uma Jornada para Casa

Observação: Assim como a premiação de Garland por Ex Machina, a premiação de Davis como diretor estreante indica que Lion pode ser reconhecido pela Academia em outra categoria, considerando que grande parte dos membros do DGA viu e gostou do filme e o teria em mente na hora de votar em outras categorias (Davis não foi indicado a Melhor Diretor, mas Lion está indicado a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado).

SAG ( Screen Actors Guild)

O prêmio do Sindicato dos Atores antecipou no ano passado a vitória de Leonardo DiCaprio como Melhor Ator por O Regresso, de Brie Larson como Melhor Atriz por O Quarto de Jack, de Alicia Vikander como Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa, mas escolheu Idris Elba por Beasts of No Nation, que sequer foi indicado ao Oscar (a estatueta ficou com Mark Rylance por Ponte dos Espiões). Spotlight: Segredos Revelados, que acabou com o Oscar de Melhor Filme, foi escolhido pelo sindicato como Melhor Elenco.

Os escolhidos do SAG este ano foram:

Melhor Ator | Denzel Washington - Um Limite Entre Nós
Melhor Atriz | Emma Stone - La La Land: Cantando Estações
Melhor Ator Coadjuvante | Mahershala Ali - Moonlight
Melhor Atriz Coadjuvante | Viola Davis - Um Limite Entre Nós
Melhor Elenco | Estrelas Além do Tempo

WGA (Writers Guild of America)

No ano passado, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas acertou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado de A Grande Aposta e de Melhor Roteiro Original para Spotlight. No ano anterior, previu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para O Jogo da Imitação, mas escolheu O Grande Hotel Budapeste como Melhor Roteiro Original (o Oscar ficou com Birdman).

Os escolhidos do WGA este ano foram:

Melhor Roteiro Original | Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney - Moonlight
Melhor Roteiro Adaptado | Eric Heisserer - A Chegada

Observação: Pelos crítérios do Oscar, Moonlight e A Chegada concorrem como roteiro adaptado, o que pode gerar surpresas na categoria de roteiro original. La La Land é o favorito, mas Manchester à Beira-Mar e A Qualquer Custo podem surpreender.

Annie Award

O prêmio considerado como o Oscar da animação acertou com Divertida Mente, mas escolheu World of Tomorrow como melhor curta-metragem (o Oscar acabou com Bear Story, que não estava indicado ao Annie).

Os principais escolhidos do Annie Awards este ano foram:

Melhor Animação em Longa-Metragem | Zootopia (indicado ao Oscar de Melhor Animação)
Melhor Produção Animada Especial | Pear Cider and Cigarettes (indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem)
Melhor Curta-Metragem | Piper (indicado ao Oscar de Melhor Animação em Curta-Metragem)
Melhor Animação Independente | A Tartaruga Vermelha (indicado ao Oscar de Melhor Animação)

CDG (Costume Designers Guild)

No ano passado, o Sindicato dos Figurinistas escolheu Jenny Eagan de Beasts of No Nation como o Melhor Figurino de Filme Contemporâneo, Paco Delgado de A Garota Dinamarquesa com o Melhor Figurino de Época e Jenny Beavan de Mad Max: Estrada da Fúria como Melhor Figurino de Fantasia (a escolhida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfica).

Os escolhidos do CDG este ano foram:

Melhor Figurino Contemporâneo | Mary Zophres - La La Land - Cantando Estações
Melhor Figurino de Época | Renee Ehrlich Kalfus - Estrelas Além do Tempo
Melhor Figurino de Fantasia | Alexandra Byrne - Doutor Estranho

Observação: Dos filmes escolhidos pelo sindicato, apenas La La Land está indicado ao Oscar na categoria.

ADG (Art Directors Guild)

No ano passado, o Sindicato dos Diretores de Arte escolheu Jack Fisk de O Regresso como o Melhor Design de Produção de Época, Colin Gibson de Mad Max: Estrada da Fúria como o Melhor Design de Produção de Fantasia, e Arthur Max de Perdido em Marte como o Melhor Design de Produção Contemporâneo. O Oscar deu a estatueta para Mad Max: Estrada da Fúria.

Os escolhidos do ADG este ano foram:

Design de Produção de Época | Wynn Thomas - Estrelas Além do Tempo
Design de Produção de Fantasia | Guy Hendrix Dyas - Passageiros
Design de Produção Contemporâneo | David Wasco - La La Land: Cantando Estações

Observação: Apenas Passageiros e La La Land: Cantando Estações receberam indicações ao Oscar na categoria.

MUAHS (Make-Up Artists and Hair Stylists Guild)

No ano passado o Sindicato dos Maquiadores e Cabeleireiros escolheu Mad Max: Estrada da Fúria nas suas categorias principais, resultado que foi refletido no Oscar.

Os escolhidos do MUAHS este ano foram:

Melhor Maquiagem de Época ou de Personagem em Longa-Metragem | Esquadrão Suicida
Melhor Maquiagem de Efeitos Visuais | Star Trek: Sem Fronteiras

Observação: Como o único outro candidato na categoria é Um Homem Chamado Ove, a escolha da Academia deve se dividir mesmo entre Esquadrão Suicida e Star Trek, com chances iguais para os dois candidatos.

ACE (American Cinema Editors)

O Sindicato dos Montadores premiou no ano passado Margaret Sixel por Mad Max: Estrada da Fúria na categoria Melhor Filme, resultado que foi refletido na escolha do Oscar. O ACE lembrou também de A Grande Aposta como a Melhor Montagem de Musical ou Comédia, Divertida Mente como Melhor Montagem de Animação (filme que levou o Oscar na categoria longa animado) e Amy como a Melhor Montagem de Documentário (filme que também levou o Oscar na sua categoria).

Os escolhidos do ACE este ano foram:

Melhor Montagem de Longa-Metragem | Joe Walker - A Chegada
Melhor Montagem em Comédia ou Musical | Tom Cross - La La Land: Cantando Estações
Melhor Montagem em Documentário | Bret Granato, Maya Mumma e Ben Sozanski - O.J.: Made in America
Melhor Montagem em Animação | Fabienne Rawley e Jeremy Milton - Zootopia

VES (Visual Effects Society)

No ano passado, o Oscar surpreendeu ao premiar Ex Machina, enquanto o prêmio do Sindicato dos Profissionais de Efeitos Visuais escolheu Star Wars: O Despertar da Força na categoria Efeitos Visuais Fotorrealistas e O Regresso na categoria Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista. O Bom Dinossauro venceu na categoria Efeitos Visuais em Animação.

Os escolhidos do VES este ano foram:

Efeitos Visuais Fotorrealistas | Mogli, o Menino Lobo
Efeitos Visuais de Apoio em um Filme Fotorrealista | Horizonte Profundo
Efeitos Visuais em Animação | Kubo e as Cordas Mágicas (indicado como Melhor Animação e Melhores Efeitos Visuais)

ASC (American Society of Cinematographers)

O Sindicato dos diretores de fotografia anteviu a vitória no Oscar de Emmanuel Lubezki por O Regresso, acertando igualmente a escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2014 (também para Lubezki por Birdman), 2013 (também para Lubezki por Gravidade).

O escolhido do ASC este ano foi:

Melhor fotografia | Greig Fraser - Lion: Uma Jornada para Casa

Conclusão: Pelo resultado dos prêmios dos sindicatos, é claro que La La Land é o grande favorito, mas A Chegada pode levar Melhor Roteiro Adaptado e Montagem, Moonlight também entra na disputa por Melhor Roteiro Adaptado e deve levar Melhor Ator Coadjuvante e um Limite Entre Nós pode surpreender nas categorias de atuação. Zootopia é o favorito para Melhor Animação, com Mogli saindo na frente na categoria Efeitos Visuais e Lion sendo uma possível surpresa em Melhor Fotografia.

A cerimônia de entrega do Oscar acontece em 26 de fevereiro, com apresentação de Jimmy Kimmel (Jimmy Kimmel Live!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário