sexta-feira, 6 de julho de 2018

Steve Ditko, criador do Homem-Aranha ao lado de Stan Lee, falece aos 90 anos

Quadrinista foi responsável por Doutor Octopus e o Duende Verde, além das histórias do Doutor Estranho



Steve Ditko, o lendário artista de quadrinhos e criador do Homem-Aranha ao lado de Stan Lee, faleceu aos 90 anos.

A confirmação veio através do The Hollywood Reporter, que informa que o artista foi encontrado morto em seu apartamento no dia 29 de junho, possivelmente segundo as autoridades tendo falecido dois dias antes. A notícia só veio a público nesta sexta-feira (6).

Ditko e Stan Lee criaram o Homem-Aranha em 61, e Ditko é creditado como o responsável pelo visual do personagem, desde o traje azul e vermelho aos lançadores de teias. O quadrinista também ajudou a criar personagens como o Doutor Octopus e o Duende Verde.

Em 63, o artista também foi importante para a criação visual de toda a mitologia do Doutor Estranho, sendo elogiado, principalmente, pelo clima psicodélico que dava aos quadros. Em 1966, deixou a Marvel Comics, por motivos que até hoje não são claros, onde teria brigado com Lee por conta do roteirista ser creditado, muitas vezes, como o principal (em alguns casos, o único) criador do Aranha.

Depois disso, fez trabalhos na Charlton Comics e mudou-se para a DC Comics, em 1968, onde viria a criar o Rastejante e a dupla Rapina e Columba. Retornou para a Casa das Ideias em 1979, e sua última criação foi a Garota-Esquilo, em 1992.

Ditko ficou conhecido dentro da indústria por sua reclusão, se recusando a dar entrevistas e não fazendo muitas aparições públicas, o que lhe rendeu o título de “J.D. Salinger dos quadrinhos”, em referência ao autor de O Apanhador no Campo de Centeio, que apresentava um comportamento parecido. Em 2007, Steve Ditko foi tema do documentário In Search of Steve Ditko, produzido pelo jornalista Jonathan Ross.

Mais informações sobre seu falecimento devem ser reveladas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário