terça-feira, 19 de março de 2019

The Walt Disney Studios finalmente conclui aquisição da 21st Century Fox

As duas empresas fecharam acordo de compra avaliado em US$ 71,3 bilhões de dólares



The Walt Disney Studios finalmente concluiu a sua aquisição completa da 21st Century Fox, com cerca de US $ 71,3 bilhões dos ativos de cinema e televisão [via The Walt Disney Company]

A partir da madrugada de hoje, do dia 19 para o dia 20 de março de 2019, a Disney assume a propriedade do estúdio de TV e filmes da 20th Century Fox, das redes FX, FXX e National Geographic, e de certos ativos de televisão a cabo e internacionais. Outra novidade vem ainda da participação de 30% da Fox no serviço de streaming Hulu, fornecendo controle majoritário.

Os novos ativos devem fortalecer a posição da Disney como gigante de conteúdo, especialmente ao realizar o lançamento da Disney + no final deste ano, sua grande aposta e mídia concorrente de streaming para com a Netflix.

O presidente da Disney, Bob Iger, fez uma declaração em relação ao acontecimento. Leia a seguir:

  • "Este é um dia histórico e extraordinário para nós, que criará um valor significativo e de longo prazo para nossa empresa e seus acionistas. Combinar a riqueza da criatividade de conteúdo da Disney com a 21th Century Fox, e seus talentos, criará uma empresa global de entretenimento, posicionada para liderar uma era dinâmica e transformadora".

A Walt Disney Company ainda divulgou uma nova imagem em seu site oficial, contando com as fotos de Deadpool, Avatar e Os Simpsons representando a união das franquias antes criadas e agora adquiridas. Veja logo abaixo:


Ao mesmo tempo, o que restou da 21st Century Fox como independente, será um portfólio de negócios de notícias, esportes e transmissão formado em uma nova empresa chamada Fox Corporation, incluindo Fox News Channel, a Fox Business Network, a Fox Broadcasting Company, a Fox Sports (incluindo redes de cabo FS1, FS2, Fox Deportes e Big Ten Network) e as suas estações de televisão locais. A nova empresa teve sua estreia na NASDAQ Stock Market nesta terça-feira sob o símbolo "FOXA".

A revelação de junção entre as duas empresas teve início no fim de 2017, quando a The Walt Disney Company anunciou em dezembro a compra de algumas divisões da 21st Century Fox. No comunicado oficial, as empresas confirmam que o acordo inclui a Twentieth Century Fox Film, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000, os estúdios de TV, junto com os negócios internacionais de TV a cabo.

A Disney confirmou no texto que a compra possibilitaria a criação de muito mais conteúdo, possivelmente para o seu aguardado serviço de streaming, que tem lançamento previsto para 2019.

O departamento de justiça americano aprovou neste ano a aquisição, depois que fosse vendido alguns canais de TV. Pela empresa ter propriedade sobre a ESPN, a instituição entendeu que a compra de mais canais esportivos poderia ir contra a livre concorrência e o mercado nos Estados Unidos. Com a Comcast entrando na disputa e realizando grandes ofertas, a Disney aumentou a proposta para US$ 71.3 bilhões, culminando na efetivação de sua compra por partes da 21st Century Fox em janeiro e sua enfim conclusão no fim do mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário