quarta-feira, 4 de maio de 2022

Star Wars Day | Por que celebramos a franquia no dia 4 de maio?

Que a força esteja com você!



Hoje, dia 4 de maio, celebramos a saga criada por George Lucas, que chegou aos cinemas em 1977, e desde então se consolidou como uma das maiores franquias de todos os tempos, se expandindo em diversas outras mídias com personagens imortalizados na cultura pop e imaginário popular, como Darth Vader, Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Chewbacca, Obi-Wan Kenobi e muitos outros.

Mas, por que os fãs comemoram Star Wars no dia 4 de maio? 

“Que a Força esteja com você” sem dúvida se tornou uma das citações mais famosas da franquia, se repetindo ao decorrer dos filmes. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a frase fica da seguinte forma: “May the Force be with you”. Com isso, começou um trocadilho comum entre os fãs da saga, transformando a frase em “May the Fourth be with you", que em tradução livre fica algo como "Que o 4 de maio esteja com você."

Ao traduzir para o português, o sentido da frase se perde, mas isso não impediu que os fãs brasileiros de Star Wars celebrassem a data, que teve a sua primeira celebração no 4 de maio de 2011, onde fãs na cidade de Toronto, Canadá, organizaram um encontro para comemorar Star Wars, e a partir desse dia, virou uma tradição que se repete anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário