sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dennis O’Neil, lendário roteirista das hitórias do Batman, falece aos 81 anos

Autor ainda ficou conhecido por Lanterna Verde e Arqueiro Verde, Questão e mais



O lendário roteirista Dennis O’Neil, amplamente conhecido por possibilitar uma nova percepção sobre o Batman nos quadrinhos da década de 70, faleceu aos 81 anos.

Segundo comunicado pela família, o escritor morreu de “causas naturais” em casa, no último dia 11 de junho.

O autor nasceu em maio de 1939, no mesmo mês em que o próprio Batman fez a sua estreia nos quadrinhos. O começo de sua carreira se deu nos anos 60 com a Charlton Comics, trabalhando periodicamente para a Marvel e a DC, chegando ao seu auge nos anos 70.


Dennis O’Neil, junto ao artista Neal Adams, ficou encarregado de reinventar o Cavaleiro das Trevas depois de termos o fim do programa de TV dos anos 60, com Adam West e Burt Ward. O roteirista ainda foi creditado pela criação de Ra’s al Ghul, além da revitalização de importantes vilões como o Coringa e o Duas Caras.

Ainda nos quadrinhos do Batman, atuou como editor dos títulos entre 1986 e 2000.

Dennis O’Neil também ficou marcado pela história Lanterna Verde/Arqueiro Verde, que revigorou os dois personagens e ajudou a redefini-los, ainda ao lado de Neal Adams. O Questão foi outro personagem que teve a abordagem do escritor, marcando uma grande fase da criação de Steve Ditko originalmente pertencente a Charlton Comics.

Em seu período Marvel, escreveu para o Homem-Aranha, Homem de Ferro e o Demolidor, sendo ele quem contratou Frank Miller, um novato na época, para assumir as histórias do Homem Sem Medo

Por fim, esteve presente como um dos diretores do "The Hero Initiative", uma organização sem fins lucrativos que angariava fundos para prestar assistência básica a novos autores de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário