sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Pantera Negra 2 e Adão Negro terão seus lançamentos proibidos na China

País decidiu bloquear as produções da Marvel e DC



A China vai proibir as exibições Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Adão Negro, com os reguladores do país seguindo a reprimir produções de Hollywood [via The Hollywood Reporter].

Nos últimos três anos, essa rejeição por parte do governo chinês vem crescendo, e diferentes estúdios precisaram se adaptar à ausência do segundo maior mercado cinematográfico. Anteriormente, diversos filmes tinham um bom desempenho na China, auxiliando na bilheteria final.

O primeiro Pantera Negra arrecadou US$ 105 milhões no país, enquanto os filmes de Dwayne Johnson quase sempre conseguiam números expressivos, incluindo Arranha-Céu com US$ 98 milhões e Hobbs & Shaw com US$ 201 milhões.

Infelizmente, os reguladores responsáveis raramente fornecem um motivo e explicam publicamente suas decisões ao bloquear a exibição de um filme estrangeiro, dificultando um entendimento entre os estúdios e gerando muitas especulações.

No caso da Marvel Studios, essa medida vem se tornando algo cada vez mais comum, pois desde Viúva Negra, há dois anos atrás, nenhum filme do estúdio chegou a ser lançado no país.

Segundo o site, essa proibição seria uma restrição geral a qualquer produto e conteúdo vindo da Marvel, e que não haveria planos do governo chinês de entrar em um acordo com a Disney.

Para o alívio da Disney, Wakanda Para Sempre tem feito bons números, chegando à quase US$ 400 milhões em sua abertura mundial. Dessa forma, o filme provavelmente não terá dificuldade em registrar uma bilheteria total satisfatória e lucrativa.

Contudo, indo para o lado da Warner, Adão Negro tem encontrado dificuldade em alcançar a marca de US$ 400 milhões, mesmo tendo sido lançado há várias semanas. E agora com a ausência no mercado chinês, a esperança de conseguir alcançar um bom resultado final vai por água abaixo.

O orçamento de Adão Negro está estimado em US$ 200 milhões, conseguindo até agora uma arrecadação de US$ 322 milhões. Porém, é importante lembrar que há uma divisão de lucros entre a distribuidora e produtora, além do marketing e os custos legais de cada país.

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