quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Star Wars | A polêmica dos bonecos de Rey no Brasil

Fabricantes e lojistas comentam a falta de produtos da protagonista de O Despertar da Força



O sucesso de Star Wars - O Despertar da Força gerou uma procura imediata por produtos relacionados à protagonista do filme, Rey. O problema é que no Brasil, nas maiores redes de brinquedos do mercado, é quase impossível encontrar algum produto da personagem. Bonecos de Finn, Kylo Ren, BB-8, Darth Vader e vários outros personagens estão por ali, menos do principal nome do filme.

De acordo com Denise Ledoux, diretora de marketing da Hasbro do Brasil, a escassez de produtos relacionados à heroína acontece devido ao "estouro de vendas". "Alguns dos itens com a personagem esgotaram em dezembro. A performance dos produtos da Rey está acima da expectativa. Não há nenhum registro de outros produtos de personagens femininas com desempenho similar", diz Ledoux. André Paixão, gerente de marketing da Ri Happy, confirma o sucesso dos produtos de Rey e também de todos os outros personagens da saga. "A procura de todos os personagens, não só dela, é muito grande", conta Paixão.

Conversando com fornecedores e lojistas, é possível notar que a ausência dos bonecos de Rey pode ser explicada pela quantidade no estoque e alta procura. Historicamente, bonecos de personagens femininos não são um sucesso comercial e por isso eles são enviados em menor quantidade às lojas. De fato, existem menos bonecos da Rey se comparados aos de Kylo Ren, Finn, Stormtroopers e Darth Vader, por exemplo. Não à toa, a linha de Star Wars dentro da Hasbro está na divisão "Boy", voltada para garotos. O protagonismo e o sucesso da personagem, assim como o da Viúva Negra em Vingadores (que também sofreu por escassez nas lojas), mostra que o mercado ainda tenta se atualizar à nova tendência de consumo, em que a separação por gênero é cada vez mais arcaica.


Por isso, nos últimos dias, a Hasbro, fabricante de grande parte da linha de brinquedos de Star Wars, foi criticada nas redes sociais por não incluir Rey entre os personagens do Monopoly. A hashtag #whereisrey surgiu nos Trending Topics do Twitter e atiçou ainda mais a discussão sobre a representatividade feminina. Em um comunicado oficial, a empresa disse que não a incluiu pois o produto foi lançado em setembro e, naquele momento, não poderia colocar a personagem para não estragar algumas "surpresas do filme" - eles não queriam revelar que Kylo e Rey seriam inimigos e que a moça se juntaria à Resistência.

Apesar do comunicado não levar em conta que os trailers, lançados meses antes, já revelam esse antagonismo, a superproteção da Disney com a franquia não é incomum. Renan Pizii, proprietário da Iron Studios e fabricante licenciado da companhia, disse que tudo em volta de O Despertar da Força foi muito sigiloso. "Eles estavam muito preocupados com o que seria divulgado ou não. E todas as aprovações foram lentas pela demanda mundial por esses produtos. Não tivemos nenhum problema com uma licença específica, a não ser a do Luke Skywalker, que só agora foi liberado", revelou Pizii, confirmando ainda que a Iron Studios lançará um produto da Rey em breve.

Os produtos existem

De fato, existem vários produtos baseados na Rey, o problema talvez esteja a quantidade em que eles são fabricados. A própria Hasbro tem diversas versões da personagem em bonecos grandes, pequenos e miniaturas. A LEGO tem peças com ela, e existem até fantasias com as roupas e a arma que Rey usa no filme. Em 2016, uma nova linha de produtos deve chegar às lojas, mas a Hasbro não quis adiantar nada sobre eles. "É tudo confidencial", disse a diretora de marketing.

Na galeria abaixo, confira alguns dos produtos que já existem:

 
 

 

 

A assessoria da Disney não se pronunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário