terça-feira, 22 de agosto de 2017

Superman | Livro revela o lado humano do Homem de Aço

Relacionamento com os pais e dúvidas são um dos focos de Arquivo Secretos do Homem de Aço



Superman: Arquivos Secretos do Homem de Aço é um livro que explora toda a vida de um dos maiores nomes da história dos quadrinhos. Assim como fez com Arquivos Secretos do Homem-Morcego, o autor Matthew King coloca relatos pessoais do personagem mas, desta vez, o livro não é escrito pelo alterego do herói e, sim, por Brainiac 5 em um futuro distante. Além de revelar segredos do kryptoniano, um dos grandes destaques da publicação é a relação dele com os pais e como foi o desenvolvimento não apenas do herói, mas também do homem por trás da capa.

O livro começa antes mesmo do nascimento do Superman, mostrando a origem de Krypton e como o planeta desenvolveu uma tecnologia avançada. Graças a isso, um dos membros da Associação Cientifica chamado Jor-El descobriu que o próprio núcleo do planeta se encontrava instável e o mundo estava pronto para sofrer um evento de extinção em massa.

Imediatamente ele tentou avisar o conselho Kryptoniano e o livro apresenta a transcrição da audiência inicial, onde o cientista foi totalmente ignorado e sua ideia de abandonar o planeta ridicularizada. “Esses ‘fatos’ que o senhor está nos apresentando não passam de uma lista de eventos conectados de forma tênue. Nossa civilização preza o intelecto acima da emoção, e ainda que eu entenda a sua necessidade de aceitação e consagração por parte da comunidade cientifica, este Conselho não apoiará mais as suas fantasias mal elaboradas e os seus devaneios infundados. A sessão do Conselho está encerrada”, afirmou um dos Membros.

Vendo que não tinha alternativas, ele constrói uma nave para conseguir salvar, pelo menos, seu filho: Kal-El. Nos momentos finais, ele e Lara dizem adeus ao bebê e a publicação apresenta uma emocionante carta escrita em Kryptoniano da mãe biológica do herói. “Se ao menos tivesse como ir com você, meu Kal-El, não haveria nada que pudesse me impedir. Contudo, tenho que deixa-lo partir, ainda que vá ser necessária toda a minha força para colocá-lo naquela nave e permitir que você me abandone”, escreveu.

O bebê cai na terra, onde é adotado por Jonathan e Martha Kent. O livro, então, mostra imagens da infância da criança, com destaque a fotos dele jogando futebol americano e uma carta chamada Meu Herói, que Clark escreve para seu pai adotivo. Além disso, são exibidos boletins escolares do garoto que acabaram queimados com sua visão de calor, e até mesmo a tesoura quebrada do barbeiro Sam Wilson – que destruiu o objeto no cabelo de Clark.

A criação do uniforme do Homem de Aço merece um destaque especial. Ao contrário do Batman, que cria diversos esboços e dá significado para tudo (do capacete até a capa), Clark Kent desenha de uma forma infantil seu uniforme, com lápis de cor e possibilidades simples de tecido. O herói aparece envergonhado na frente de sua mãe com seu primeiro traje, mas rapidamente começa a criar a lenda do Homem de Aço.

Jornais locais passam a mostrar seus feitos, como o resgate de uma família de uma enchente e uma ponte aguenta até os operários estarem em segurança. Tímido, Clark tenta permanecer desconhecido do público em um primeiro momento.

O garoto passa sua vida toda em Smallville e, após se formar, logo se matricula na Universidade de Metrópolis e encontra um dos seus maiores desafios: viver na cidade grande longe da família. “Desde que cheguei, voltei para casa todos os dias, em Smallville. A mãe e o pai não sabem e não admitiria nem se eles perguntassem. Só que toda noite, mais ou menos nessa mesma hora, sobrevoo a casa e fico lá em cima por alguns minutos. Escuto o pai roncando e, então, vou embora”, escreve Clark em um diário.

Após a faculdade, ele passa um tempo no exterior se descobrindo até finalmente começar sua carreira profissional no Planeta Diário – quase ao mesmo tempo que Lois Lane escrevia a matéria intitulada: “Um misterioso Super-Homem salva avião espacial”. O livro mostra a relação dele com outros jornalistas e até mesmo o crachá utilizado pelo jovem repórter, que estava começando a escrever sua lenda como o principal herói do mundo.

A publicação do selo Leya revela todos os mistérios envolvendo um dos grandes heróis da história. Porém, o desenvolvimento do homem e como sua família o influenciou em sua jornada é um aspecto pouco explorado e que podemos entender melhor graças ao livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário