quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Xbox One tinha meta inicial de vender 200 milhões de unidades, diz Phil Spencer

Objetivo na época do lançamento era bater o recorde do PlayStation 2



O Xbox One tinha um objetivo inicial de vender 200 milhões de consoles na época de seu lançamento, de acordo com o chefe do Xbox, Phil Spencer.

Em entrevista ao Stevivor, Spencer diz que a meta foi estabelecida na gestão de Don Mattrick, que comandava a divisão antes de Spencer. "Nossa equipe tinha que descobrir como vender 200 milhões de consoles. Nunca vimos um aparelho vender tantas unidades", revelou Spencer. O detentor do recorde, o PlayStation 2, teve 155 milhões de unidades comercializadas.

"A abordagem que a equipe tomou foi ir para a área de serviços de vídeo over-the-top, como o Netflix, e como eles estão mudando a televisão. Se conseguíssemos construir um console que estivesse no centro dessa transição, atingindo quem joga videogame e quem está mudando seus hábitos de assistir TV, nós teríamos os dois mercados e poderíamos expandí-los", disse Spencer.

Além de explicar por que a Microsoft tinha a TV como foco nas primeiras apresentações do Xbox One, Spencer também falou sobre a obrigatoriedade do Kinect nos primeiros meses de vida do console. "Precisávamos de funcionalidades ao redor do aparelho, como a conexão direta com o aparelho de TV, comandos de voz. Para ter voz, era necessário ter Kinect. Precisávamos de conteúdo de TV produzido por nós mesmos", disse o executivo.

A filosofia mudou quando Spencer assumiu o controle da divisão, extinguindo a exigência do Kinect e renovando o foco do XOne para os jogos, mas Spencer diz que o conceito inicial do aparelho era totalmente plausível. "Não foi algo que alguém com más intenções fez. Era uma abordagem racional."

Spencer também explicou por quê decidiu voltar-se aos games quando assumiu a divisão. "Você não pode ser relevante em categorias secundárias do console antes de conquistar a relevância como um console de jogos, então nos certificamos de que isso era o que entregaríamos", disse.

O executivo diz que a transformação não afetou só a divisão Xbox, mas a Microsoft como um todo. "O Xbox começou como uma ideia de levar o computador para a sala de estar. Hoje, games são uma área central da Microsoft, e não uma ponte para outro objetivo", disse o executivo.

A última notícia envolvendo vendas do Xbox One, em janeiro, dizia que o console tinha em torno de 18 milhões de unidades comercializadas. A Microsoft deixou de informar o número de unidades vendidas do console.

Nenhum comentário:

Postar um comentário